O que a técnica Pomodoro pode fazer por sua produtividade
É uma técnica simples, inventada nos anos 1990 e que tem o inusitado nome de Pomodoro (tomate, em italiano). E que pode ajudar você a fazer uma eficiente gestão do tempo, manter o foco, restringir distrações e otimizar sua energia mental.
Seu criador, o hoje empresário italiano Francesco Cirillo, era estudante universitário quando começou a usar um temporizador de cozinha com a forma de um tomate para organizar o tempo de seus estudos.
Definindo períodos programados de trabalho e descanso, Cirillo descobriu um método que favorece a produtividade e proporciona ao cérebro intervalos de descanso que “recarregam a bateria”, evitando assim a fadiga mental.
Sua estratégia deu tão certo que, tempos depois, publicou o livro “The Pomodoro Techique”, com o qual a técnica tornou-se internacionalmente conhecida. Que tal experimentá-la? É muito simples.
Como funciona?
Cada "pomodoro" é um ciclo com dois segmentos: 25 minutos de trabalho ininterrupto, seguido por uma pausa de 5 minutos.
Por 25 minutos, dedique-se a uma tarefa integralmente, distração zero. Isso significa que você não verificará seu telefone, não responderá ao e-mail nem acessará a internet ou redes sociais. Evite qualquer coisa que possa interromper a tarefa.
Quando os 25 minutos terminarem, pare de trabalhar e faça uma pausa de 5 minutos para descansar um pouco. Cirillo recomenda esticar o corpo, tomar água ou café ou fazer qualquer outra coisa que não precise de muito esforço mental.
Terminada a pausa de 5 minutos, inicie outro pomodoro. Ao final de quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.
Para quem é indicado?
Pessoas que trabalham concentradas, como escritores, analistas ou engenheiros de software podem beneficiar-se das sessões de trabalho cronometradas do método Pomodoro.
Mesmo quem não tem metas rígidas ou pacotes de trabalho para entregar pode usá-lo. O sistema é notavelmente adaptável a diferentes tipos de atividade.
Quem exerce um trabalho dinâmico, que envolve comunicação o tempo todo, por exemplo, pode utilizar o método para realizar tarefas que exigem atenção prolongada, como produzir um relatório, montar uma apresentação ou transcrever um projeto.
Benefícios
1. Avaliação do uso do tempo
O método permite avaliar como você emprega o seu tempo e quantas tarefas é capaz de executar em determinado período.
2. Organização para a produtividade
Usar a divisão em pomodoros é uma forma de estruturar o seu dia, determinar quais tarefas precisam ser feitas rapidamente e quais requerem mais tempo e atenção.
3. Restrição das distrações
Se você seguir estritamente as instruções de Cirillo com relação a “zero distração”, estará se livrando de um dos maiores entraves à produtividade. Trabalhar focado irá também melhorar significativamente a sua eficiência.